sexta-feira, 25 de maio de 2012

Oração: Conversando com Deus.



Neste estudo discutiremos ensinamentos encontrados no exemplo que Jesus nos deu quanto a oração; discutiremos a diferença entre “ oração com  fé” e “seja feita a sua vontade” ; justiça; humildade; e postura. A esperança é que o Espírito Santo use este estudo para reacender nossa paixão e disciplina para orar.
“E quando vocês orarem, não fiquem enrolando com orações longas como faziam os pagãos, que pensam que serão ouvidos porque usam muitas palavras. Não sejam como eles. Pois o pai de vocês sabe quais são suas necessidades antes de vocês pedirem”.
I Reis 18: 24-40 Leia esta passagem de Elias e os profetas de Baal, e perceba como Elias orou simples, mas zelosamente nos versículos 36-37, em contrates com o “circo” armado pelos seguidores de Baal. Eles estavam contando com suas ações, mas Elias estava contando com as ações de Deus.

O Exemplo de oração dado pelo o Senhor:

(I Cor. 14;15 “Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento. Como diz  Larry Lea, o importante é orar a oração do Senhor “ beeeeem devagaaaaaar”. Gaste de cinco a dez minutos em casa frase, deixando com que as palavras penetrem bem fundo. Permita que o Espírito Santo revele escrituras pertinentes, bem como revele o significado e a aplicação da palavra na sua vida diária.
I João 2: 29-3;3 Todos vocês Sabem que Deus é realmente bom. Estejam certos, então, que o homem que vive justamente é um verdadeiro filho de Deus. Considerem o incrível amor que o Pai nos mostrou quando permitiu que fôssemos chamados “ Filhos de Deus” – e não é que somos somente chamados assim, pois é isto que realmente SOMOS. É por isso que o mundo não nos reconhece, pois não reconhecem a Cristo. Aqui, e agora, meus queridos amigos, nós SOMOS filhos de Deus. Não sabemos o que nos tornaremos no futuro. O que sabemos é que quando ele aparecer, seremos como ele, pois o veremos como ele é! Todo aquele que tem em seu coração tal esperança, mantenha-se puro, como Cristo é puro.

Qual a diferença entre a “oração com fé” e “seja feita a tua vontade”?

Marcos 11: 24-25 “ Portanto, eu lhes digo: tudo que vocês pedirem em oração, creiam que já o receberam, e assim lhes sucederá. E quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem-no, para que também o Pai Celestial lhes perdoe os seus pecados”
João 14: 12-14 “ Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim, fará também as obras que eu faço, e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai. E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei”
Comentário de C.S.Lewis sobre Mar. 11:25- e João 14:14: “ Como conciliar estas tremendas promessas (a) Com a realidade dos fatos? (b) Com a oração no Getsêmani, e (por causa da aquela oração) o consenso de que nós devemos pedir tudo com uma certa reserva, sempre orando, ‘ se for a tua vontade’?”
Mateus 26;39 “...não seja como eu quero, mas como tu querer”.
Tiago 4:15-16 Digam assim: “ Se o senhor quiser, estaremos vivos e vamos fazer isto ou aquilo.” Porém, vocês são orgulhoso e vivem se gabando; e isso é mau.
“ Em relação ao item (a), não há como escapar. Toda guerra, fome e praga, quase toda vez que alguém está morrendo, são momentos em que pedidos não foram atendidos... As pessoas buscaram, mas seus pedidos não foram atendidos. Elas bateram na porta, mas a porta não se abriu.”
“ Mas o item (b), apesar de ser mencionado tão freqüentemente, apresenta igual dificuldade. Como é possível ter uma fé perfeita... de que receberemos o que estamos pedindo... e ainda assim nos prepararmos submissivamente, com antecedência, para uma possível recusa? Se a recusa é possível, como você pode estar perfeitamente certo de que o que foi pedido não será recusado?  Se você tem esta certeza, como você pode levar em consideração a possibilidade de uma recusa?”
“ Eu não estou perguntando por que nossas petições são tão freqüentemente recusadas. Qualquer um pode ver que, no final, isto é necessário. Em nossa ignorância pedimos o que não é bom para nós ou para outros, ou o que é intrinsecamente impossível. Ou, por exemplo, responder a oração de uma pessoa significaria a recusa em responder a oração de uma outra. O problema principal não é... o por que há freqüentes recusas, mais o porquê um resultado oposto é tão abundantemente prometido.”

A oração do homem justo:

I Pedro 3:10-12  Assim como as Escrituras dizem: “ quem quer amar a vida e ver dias felizes, refreie a sua língua do mal e evite que os seus lábios falem dolosamente. Aparte-se do mal, pratique o que é bom, busque a paz e empenhe-se por alcançá-la. Por que os olhos do Senhor repousam sobre os justos e os seus ouvidos estão abertos ás suas respostas”.
João 11:41-42 ...Jesus olhou para cima e disse: “Pai, eu te agradeço porque me ouviste. Eu sabia que sempre me ouves, mas disse isto por causa do povo que está aqui, para que creia que tu me enviaste”.
João 9:31 [O homem cego que acabou de ser curado] “ Sabemos que Deus não ouve a pecadores, mas ouve ao homem que o teme e pratica a sua vontade”.
Salmo 66:16-20 Vinde, ouvi todos vós que temeis a Deus, e vós contarei o que tem ele feito por minha alma. A ele clamei com a boca, com a língua e o exaltei. Se eu no coração contemplara a vaidade, o senhor não me teria ouvido. Entretanto Deus me tem ouvido, e me tem atendido a voz da oração. Bendito seja Deus, que ao rejeita a oração, nem aparta de mim a sua graça.

Oração Humilde:

2 Crônicas 7:13-14 Se o meu povo que se chama pelo o  meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.
Lucas 18: 9-14 (Leia sobre o fariseu e o coletor de impostos)
Tiago 4:2-10 Vocês não recebem o que querem, porque vocês não pedem a Deus. E quando pedem, ele não dá a vocês, porque vocês pedem com um espírito errado – querem somente satisfazer os seus próprios desejos. Vocês são como esposas infiéis, nunca percebendo que ser amante do mundo significa ser inimigo de Deus. Ou vocês acham que o que as Escrituras tem a dizer a este respeito é mera formalidade? ... Seja humilde diante de Deus... Vocês são pecadores: Limpem suas mãos novamente. Sua fidelidade está dividida: que seus corações se tornem para a verdade uma vez mais. Vocês deveriam estar profundamente arrependidos, deveriam afligir-se, deveriam estar em lágrimas. Sua risada deveria se tornar em pranto, e sua alegria em tristeza. Vocês tem que primeiramente se humilhar na presença do Senhor, para que Ele possa exaltá-los.

Encorajamento:

Judas 1:20 Vocês, porem, amados, edifiquem-se na santíssima fé que possuem orando no Espírito Santo.
Efésios 6:18 Com orações e súplicas de toda a sorte, orai em todo o tempo, no Espírito, e para isso vigiai com toda perseverança  e súplica por todos os santos.
Romanos 8: 26-27 O espírito também nos ajuda em nossas presentes limitações. Por exemplo, não sabemos como orar dignamente, mas na verdade, sei que o Espírito dentro de nós está orando por nós em anelos agonizantes que palavras não podem expressar. Aquele que conhece o segredo do coração entende a intenção do Espírito, á medida que ele ora para aqueles que o amam, de acordo com a vontade de Deus.
Deut. 4:7 ... O senhor nosso Deus está próximo quando oramos a ele.


“Este estudo eu tive com base em um site voltado para estudos bíblicos. Então, Nunca parem de orar queridos... Nunca apaguem  o fogo do Espírito. ( ITess 5:17-,19) " OREM CONTINUAMENTE. Deem graças em toda as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus". I Tessalonicenses 5:17, 18.

Que o Senhor te abençoe. 


Um comentário:

  1. A minha oração favorita é a Oração Sacerdotal de Jesus Cristo (João 17.1-26) proferida após a Última Ceia, antes da agonia experimentada por Ele no Jardim de Getsêmani. Ótimo post, que Deus abençoe mais e mais!

    ResponderExcluir