domingo, 29 de abril de 2012

Não Consigo Me Controlar.


"O que é que acontece comigo, que todas ás vezes que me vejo tentado, acabo cedendo? O que é que acontece que minha paciência vive extremamente curta e não aguento esperar as coisas acontecerem no tempo certo? Estou com os nervos aá flor da pele. Que tanta inquietação, que tanta ansiedade, que tanto medo e insegurança!" .
      "Tem horas que a cabeça parece que vai saltar do pescoço e vou entrar em pinel. O que é que está acontecendo comigo? O que eu quero fazer acabo não fazendo e o que eu não quero é exatamente o que faço. Estou vivendo algo parecido com o que o apóstolo Paulo viveu" .
       "Vem cá. gente. alguém tem aí um remédio para dor de cabeça? Parece que a minha vai estourar. Estou me sentindo culpado; essa, pelo que percebo, é mais uma de tantas vezes que disse que iria mudar, mas tudo indica que será mais uma frustação. Alguém pode me ajudar? Parece que vou desistir" .
        Esse monólogo acima não é o trecho de uma peça de teatro, é vida real, é algo verídico, é o cotidiano de muitos jovens nos templos de nossas igrejas. Quem sabe com você esteja acontecendo exatamente assim. São tentativas de acertar e a frustação de mais uma queda.
        Como se comportar diante de uma situação tão conflitante? não existe formúla psicológica pronta que nos leve a manter a tranquilidade quando a luta é contra nós mesmos. Algo que costuma dar certo na busca desse controle é seguir a Palavra que o próprio Deus deu ao apóstolo citado ao lado: " A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza" (2 Co 12.9). Não é por sermos fortes que Deus nos escolheu, é porque somos fracos mesmo. Se nos sentíssemos fortes, possivelmente nem o buscaríamos.
        É assim: Ele decidiu investir em nós, em mim e em você, mesmo sabendo de nossas fraquezas, medos, temores e intranquilidade. Pense bem, respire um pouco e veja aí o que Deus está fazendo em teu favor. Parece ter sido por acaso essa leitura, mas não, foi propósito dEle.
        Ele queria te dizer atráves das letras aqui inseridas o quanto te ama e entende essa tua luta, pois, quando homem, em tudo foi tentado. Aí você me diz: "Mas não pecou!" Sei que não. Mas também sei que, se pecarmos, o Advogado, Ele mesmo, intercede por nós junto ao Pai. "MEUS filhinhos, estas coisas vós escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo" . (1 João 2.1)
        Aí você vem com mais um argumento: "Mas eu nem sei o que dize-lo". Não te preocupe, apenas chore que alguém intercede por você. "E da mesma maneira também o Espírito Santo ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimivéis" .
        Que o Senhor te abençoe!

Este texto eu extraí da Geração JC. É uma revista voltada para os jovens com ensinamentos práticos para nossa vida com Deus. Lute, ore, vigie (1 João 2.13-17)

Um comentário: